26 JUN 2020
Câmara participa de Inauguração do Olho Vivo, que proporcionará mais segurança à população Campobelense

A Câmara Municipal de Campo Belo, através de seus representantes, participou nesta sexta-feira, dia 26 de junho, da Inauguração do Sistema de Vídeo Monitoramento (Olho Vivo), na 161ª Cia da Polícia Militar.

A Prefeitura Municipal de Campo Belo em parceria com a Polícia Militar e com o apoio do Legislativo, vem buscando melhorias, que visão proporcionar mais qualidade de vida à população Campobelense.

A implantação do Vídeo Monitoramento (Olho Vivo), é um meio tecnológico, que irá proporcionar maior sensação de segurança e, inibindo de forma eficaz as perdas de bens patrimoniais.

A sua aplicabilidade não se limita apenas ao feitio de proteção, atuando bem como ferramenta de delucidação de crimes, conduzindo-se de forma preventiva assim como repressiva.

A Polícia Militar de Minas Gerais, tem procurado em novas tecnologias, e metodologias de intervenção à redução dos índices de criminalidade e a melhoria da percepção da sensação de segurança, dentre elas o sistema de patrulhamento vídeo-monitorado.

O projeto contempla a instalação de câmeras em locais estratégicos da cidade de Campo Belo, com o objetivo de criar uma malha protetora e ampliar o patrulhamento preventivo da PMMG, abrangendo pontos de grande fluxo de pessoas e veículos, áreas comerciais, entradas e saídas da cidade e locais que por sua localização geográfica estão mais suscetíveis à ocorrência de delitos, principalmente contra o patrimônio.

Tal benefício à sociedade de Campo Belo foi divida em três fases de implantação, sendo elas:

1ª FASE – Instalação de onze câmeras de alta resolução de imagens, e início da operacionalização do vídeo monitoramento, ressalta-se que as câmeras possuem inclusive capacidade de leitura de placas com detecção de veículos produtos de crime;

2ª FASE - Integração em um único espaço físico do vídeo monitoramento com o setor de recebimento de chamadas do telefone emergencial 190 e despacho de viaturas policiais;

3ª FASE – Integração do sistema de vídeo monitoramento com o setor de inteligência policial e análise criminal.

Nesse prisma, o sistema de monitoramento busca atuar na prevenção situacional do crime, ou seja, visa aumentar o grau de dificuldade para a atuação do provável cidadão infrator, aumentando os riscos e reduzindo a possibilidade de recompensa de uma possível ação delituosa.

De acordo com a teoria das oportunidades, para a ocorrência de um crime é necessária a convergência de três fatores em determinado local, ou seja, um alvo disponível, um ofensor motivado e ausência de vigilância. Nesse sentido, se houver a interferência em um desses fatores, em tese, o ato não se concretiza.

Nesse contexto, a instalação do monitoramento por câmera em pontos estratégicos, potencializa a vigilância diuturna e atua como dissuasor da motivação que impulsiona o potencial cidadão infrator a concretizar o delito.

O município agora conta com essa importante ferramenta, e a partir de hoje pode se sentir ainda mais segura.

A Prefeitura e a Câmara Municipal de Campo Belo em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, vem trabalhando cada dia mais pelo bem estar da população campobelense.

Local: Campo Belo/MG