10 DEZ 2019
Em parceria com a Câmara e Prefeitura, UNIFENAS - Campo Belo entrega certificado de Responsabilidade Ambiental às escolas participantes do Projeto de Extensão: Amigo Eletroeletrônico

O avanço frenético e contínuo da tecnologia, as atualizações, cada vez mais frequentes, forçam os usuários a atualizações constantes. Neste mesmo compasso, somam-se o aumento populacional e, consequentemente, maior produção de resíduos. Esses resíduos, quando descartados de maneira inadequada impactam o meio ambiente.

Dentro desta realidade, a UNIFENAS, campus de Campo Belo lançou o Projeto Amigo Eletrônico com o objetivo de alinhar e implantar uma política de descarte adequado, com o apoio dos poderes executivo, legislativo e toda sociedade, disseminando assim um ambiente sustentável e saudável para as futuras gerações.

O projeto foi desenvolvido visando envolver e sensibilizar os educandos do município de Campo Belo por meio da destinação correta dos resíduos produzidos,  além de identificar os principais hábitos de descarte da população e promover a discussão sobre a importância da logística reversa.

Por meio deste projeto, tornou-se possível divulgar o quanto os resíduos eletroeletrônicos causam problemas ambientais quando do descarte inadequado, podendo desencadear diversos problemas de saúde. Os resíduos descartados indevidamente atingem aquíferos, contaminam solo e ar, ocasionando sérios problemas ao meio ambiente.

Participaram desta competição as Escolas Estaduais Professor José Monteiro, Padre Alberto Fuger e Jarbas Gambogi.

As ações da I Gincana para recolhimento de resíduos eletroeletrônicos se deram no segundo semestre de 2019, culminando, no dia 09/12, na Câmara de Vereadores de Campo Belo com a entrega dos certificados de Responsabilidade Ambiental às escolas participantes e o anúncio da premiação das escolas vencedoras.

A Escola Estadual Professor José Monteiro foi a vencedora da gincana, com 14.646.5 pontos, atingindo uma excelente marca.

Por Daniela Rodarte.