05 ABR 2023
Destaque da Tribuna: ASSOCIAÇÃO COLORIR DE AMOR PRÓ-AUTISTA
A tribuna da Câmara Municipal de Campo Belo recebeu, em sua sessão do dia 03 de abril, a presidente da Associação Colorir de Amor Pró-Autista, Vanessa Alvarenga Saldanha Silveira. A presidente veio comunicar a criação da Associação, voltada para o amparo proteção e promoção dos diretos das pessoas com autismo e resultado de uma luta iniciada há oito anos.
Segundo Vanessa, Campo Belo e região não oferece tratamento específico para autistas. Essa falta de acolhimento obrigava a se procurar apoio em outras cidades.
Hoje em Campo Belo há 124 diagnósticos comprovados de autismo e mais 100 crianças em investigação, e a intervenção precoce é essencial para o pleno desenvolvimento da criança. Caso não receba o devido tratamento, a adolescência do autista será marcada por comorbidades que podem trazer desfechos trágicos, como o suicídio.
A presidente aponta para a falta de profissionais em nossa cidade, voltados para o tratamento do autista, tais como terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Embora se possa contar com o apoio da APAE de Campo Belo, explicou que esta entidade não suporta a demanda. Por isso, e considerando-se o número de casos em relação ao total da população de Campo Belo, a preocupação em atender os autistas é uma causa que necessita da atenção de toda a sociedade.
Dada sua necessidade e importância, Vanessa considera a criação da Associação um verdadeiro momento histórico.  Além disso, será a primeira associação do gênero não apenas em Campo Belo, mas em toda a região.
A vereadora Alessandra Mara Neves aproveitou a oportunidade para perguntar se o método com o qual serão tratados os autistas é aplicado em outras cidades. Foi explicado que a APAE de Lavras tem, mas apenas por trinta minutos semanais. Vanessa explicou que é pouco tempo, pois os autistas necessitam de, no mínimo, 15 horas semanais, já que também é necessário treinar os pais para que o tratamento tenha continuidade em casa. Além disso, a instituição não consegue acolher todas as crianças de Campo Belo, o que reforça a necessidade de uma instituição com sede própria na cidade e que conte com o apoio de profissionais — especialmente terapeutas ocupacionais. A esse respeito, Vanessa ressaltou a necessidade do estímulo e capacitação entre os estudantes universitários.
Parabenizando a iniciativa, o vereador Clésio Reis lembrou sobre as emendas impositivas que serão usadas para atender a cerca de 40 crianças e também trazer profissionais que possam assisti-las.
O vereador Beto Santana perguntou se a associação dará orientação para pais e mães que não sabem quanto ao seu direito para atendimento. Também indagou sobre o modo como as escolas sabem quando há crianças autistas em sala de aula. Sobre isso, Vanessa explicou que haverá campanhas, palestras e ações para trazer instruções às escolas, de modo que os autistas sejam acolhidos da melhor forma possível e tendo respeitado seu direito a professores de apoio. Também será firmada uma parceria com a Unifenas, para o apoio a casos de solicitação de medicamentos e exames entre famílias de baixa renda.
O vereador Luciano Ázara Resende parabenizou a todos que fazem parte da associação, sua importância para dar amparo diferenciado às crianças. Disse que com a criação da associação será possível a doação de emendas impositivas para atende-las.
O vereador Carlos Alberto Chaves (Tchuca) apontou a necessidade de se somarem esforços de vários segmentos, incluindo o poder público. O vereador enfatizou a força que a credibilidade da associação poderá passar para a sociedade, especialmente pelos membros que dela fazem parte e pela transparência de suas ações.
Manifestando apoio pela iniciativa, o vereador Maruzan Cardoso parabenizou a presidente da associação. Lembrou das pessoas que não têm apoio para o tratamento e cuidado doa autistas, e que A associação será importante para isso.
Vanessa falou da grande tarefa que há pela frente na luta pelos autistas, inclusive no âmbito familiar. Exaustão e stress são constantes, especialmente na vida das mães de autistas, obrigadas a um constante estado de alerta. Por isso, elas também precisam de tratamento e apoio, tanto da sociedade quanto do poder público.
O vereador João Eduardo Freire Teodoro parabenizou o trabalho e desejou força e coragem à nova iniciativa. Lembrou que a Casa Legislativa tem apoiado entidades através das emendas impositivas, e que tão logo a associação se constitua, também poderá também contar com tais emendas.
O vereador e professor Robson Massote explicou que quando há um laudo de autismo, é designado um professor de apoio para acompanhar o aluno. Deixou claro o empenho nesse sentido e para dar suporte às dificuldades dos pais, apontando a necessidade de medicamentos e profissionais especializados.
Vanessa explicou que se a criança autista for devidamente acompanhada, pode chegar a não precisar de tratamento, e que sua autonomia pode ser conseguida a partir da adequada parceria entre família, saúde, escola e educação. Para que isso aconteça, é necessário estimular pessoas que possam continuar com o trabalho. Para isso, espera o apoio das Secretarias ligadas à educação, saúde, assistência social e esportes, para que a soma de esforços traga melhor qualidade de vida e dignidade humana os autistas.
A assembleia para a constituição da Associação Colorir de Amor Pró-Autista será no dia 10/04, às 18h, no cineteatro da praça CEU. E a partir do dia 14 de abril, a entidade promoverá diversos eventos com a participação de diversos profissionais envolvidos com a causa dos autistas. Fica o convite!

Autor: Jason Pessoa