29 MAI 2023
NAAC e CASA TRANSITÓRIA FABIANO DE CRISTO
No dia 23.05.2023, as assistentes sociais Carolina Gonçalves e Stefânia Langsdorff visitaram a Casa Transitória Fabiano de Cristo. Elas foram recebidas pela representante Cristina Lúcia Vieira e demais colaboradores.
A Casa Transitória é uma organização de Campo Belo, sem fins lucrativos, que está em atividade desde 2018. Sua inspiração veio diretamente da Casa Transitória de Pindamonhangaba-SP e remonta à década de 1970. Trata-se de uma das organizações parceiras da Câmara Municipal, atuando em conjunto no atendimento às demandas da população em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Seu objetivo é desenvolver um trabalho social, voltado para gestantes, nutrizes, crianças e famílias em situação de vulnerabilidade. Muito mais que oferecer apoio material, o trabalho da Associação visa a fortalecer os vínculos familiares e o empoderamento, por meio da informação e da capacitação. Atualmente, o atendimento é feito para mais de 80 gestantes e suas famílias.
A Casa Transitória atua em três frentes:
      i) amparo material, por meio da entrega de enxovais, cestas de alimentos, leite e doações diversas;
     ii) amparo humano: oferecimento de cursos de capacitação (como o Curso de Orientação Maternal) voltados para a gestação, cuidados com a saúde e profissionalizantes (visando ao acolhimento da mulher e o amparo à família);
   e iii) amparo espiritual inspirado no ideal cristão-espírita.
Há dois projetos em andamento: o primeiro refere-se ao projeto “Apadrinhe uma Gestante” e o segundo vincula-se à existência de uma colaboração entre a Casa Transitória e o Demae. Por meio do primeiro, o padrinho/madrinha apoiam, mensalmente, com o valor de R$ 50,00, uma ou mais gestantes, permitindo que cada uma delas receba todos os meses uma cesta de alimentos e, ao final da gestação, um enxoval para o bebê.
Já por meio do segundo, as pessoas interessadas em colaborar com a Casa Transitória fazem um cadastramento junto ao Demae, para realizarem uma doação mensal descontada diretamente na conta de água.
Além destes, é realizada nos supermercados, periodicamente, a “Campanha do Quilo”, visando a angariar mantimentos junto aos clientes para que as cestas básicas sejam elaboradas. Também são confeccionadas bolsas, tapetes, mantas, dentre outros produtos, cujas vendas ajudam a instituição.
Por fim, é importante destacar que a Casa Transitória aceita doações e pessoas voluntárias.
O telefone para contato é: (12) 98153-6348.
PIX: CNPJ 42.324.670/0001-03
Site: https://www.casatransitoriafabianodecristo.com/