13 JUN 2023
NAAC e S.O.S. (Serviço de Obras Sociais)
As assistentes sociais do NAAC – Núcleo de Atendimento e Apoio ao Cidadão — estiveram presentes na sede da S.O.S. (Serviço de Obras Sociais), organização parceira do Serviço Social da Câmara Municipal.
A S.O.S. qualifica-se como uma Organização da Sociedade Civil (OSC), de assistência social, sem fins lucrativos, dirigida às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e domiciliadas no município de Campo Belo/MG. Ela atua por meio da distribuição de cestas de alimentos, moradia e também prestando serviços de apoio, orientação e acompanhamento, a fim de restabelecer o bem-estar social individual e/ou da família.
A instituição dispõe de 56 casas, denominadas ‘núcleos’, localizados em diferentes bairros na cidade de Campo Belo e relativamente próximos à sua sede. Essas moradias destinam-se às pessoas idosas acima de 60 anos, que não se aposentaram ainda, bem como a outros idosos aposentados, mas que possuem sua renda comprometida por empréstimos feitos por familiares ou por eles próprios. Os moradores permanecem nos ‘núcleos’ até a aposentadoria ou receberem algum benefício que cubram suas necessidades, até serem acolhidos por familiares ou até o falecimento.
A S.O.S. também realiza a doação de cestas emergenciais, cobertores e roupas a todos que deles necessitam. A rouparia (bazar) é organizada pelas voluntárias, e as roupas recebidas por meio de doações são distribuídas gratuitamente aos atendidos pela instituição.
Para além destas ações, as pessoas interessadas em colaborar com a S.O.S. podem realizar o cadastramento junto ao DEMAE, a fim de efetuar uma doação mensal descontada diretamente na conta de água.
Há também o artesanato — coordenado por voluntárias, bordadeiras e artesãs — que funciona regularmente no anexo da entidade. Voluntárias que fazem o trabalho artesanal em suas residências ajudam o Bazar Beneficente, realizado em datas comemorativas (Dia das Mães e Natal). No Bazar, a renda dos produtos é revertida para custear as despesas da instituição.
A equipe da S.O.S. é composta por Tania Gambogi (presidenta), Maria Aparecida D’Assunção (tesoureira), Marúcia, Weslley e José Helvécio (funcionários).

Para realizar doações:
PIX: CNPJ: 18.659.003/0001-05

Para conhecer mais a organização, acesse:
Instagram: @sos_campo_belo_mg
Facebook: SOSCampoBelo
WhatsApp: (35) 9 9244-1514

Núcleo de Atendimento e Apoio ao Cidadão (NAAC) da Câmara Municipal:
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 12 às 18 horas.

Autor: Jason Pessoa