Plano de Contingência para Síndromes Respiratórias é Apresentado na Câmara Municipal de Campo Belo

por Régia publicado 27/05/2025 14h45, última modificação 27/05/2025 17h19
Plano de Contingência para Síndromes Respiratórias é Apresentado na Câmara Municipal de Campo Belo

Dr. Lucas Vieira lê o Plano de Contingência

 

 

Na tarde de ontem, 26 de maio de 2025, a Câmara Municipal de Campo Belo sediou a apresentação do Plano de Contingência para o enfrentamento das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). O plano foi elaborado com base nos esforços intensos da Comissão de Saúde e Assistência Social da Casa Legislativa, que tem atuado ativamente desde o início do aumento dos casos de síndromes respiratórias no município.

A Comissão de Saúde e Assistência Social, composta pelos vereadores Gustavo Protásio, Wania Cordeiro e Thomás Cambraia, já vinha realizando visitas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e à própria Santa Casa, com o objetivo de garantir um atendimento de qualidade e humanizado à população.


Objetivos do Plano de Contingência

O plano visa planejar ações estratégicas para mitigar danos decorrentes de possíveis crises no setor de saúde, em decorrência do aumento progressivo de casos de SRAG. Entre os resultados esperados estão: acesso ágil e eficiente ao atendimento em saúde para casos gripais, plena capacidade de internação no município e alcance da meta de cobertura vacinal da população.

Estrutura do Plano

O plano abrange diversas etapas, incluindo a definição de SRAG, identificação e avaliação de riscos, entrevistas com partes interessadas, planejamento de resposta coordenada e análise da situação epidemiológica do município. Além disso, estabelece estágios operacionais de atuação: Alerta (laranja), Situação de Emergência (vermelha) e Crise (roxa).

Situação Epidemiológica Atual

O município de Campo Belo apresenta um aumento na demanda por atendimentos hospitalares devido à circulação dos vírus Influenza A e Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A faixa etária mais vulnerável para SRAG é a de crianças até 4 anos, com idosos acima de 60 anos também em alta vulnerabilidade. Até o momento, apenas 42% das crianças e idosos foram vacinados contra a Influenza, número abaixo do recomendado.

Ações Imediatas

Dentre as ações imediatas previstas no plano, destacam-se: ampliação de consultas médicas nas UBSs, aumento de suporte diagnóstico nas unidades, realização de campanhas de conscientização, busca ativa dos não vacinados, padronização do uso de máscaras e EPIs, ampliação de leitos pediátricos e implantação de capacitação para profissionais de saúde.

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Campo Belo reafirma seu compromisso com a saúde pública e continua trabalhando em parceria com as instituições de saúde para enfrentar este desafio com responsabilidade e eficiência.

Assista a reunião que apresenta o Plano de Contingência aqui.