22 NOV 2023
Alunos do Colégio Losango visitam a Câmara Municipal de Campo Belo
Alunos do 3° ano do ensino fundamental do Colégio Losango vieram conhecer de perto o funcionamento da política local, ao visitarem a Câmara Municipal de Campo Belo. A iniciativa partiu da professora Jocássia Miranda de Oliveira, que, ao abordar o tema dos 3 Poderes em sala de aula, percebeu o surgimento de dúvidas específicas entre os estudantes. Para enriquecer o aprendizado, a docente propôs uma visita à Câmara Municipal, permitindo que os alunos pudessem questionar diretamente os vereadores sobre o processo de criação das leis.

Durante a visita, os alunos apresentaram perguntas relevantes e instigantes aos representantes legislativos, tais como: "O que é necessário para ser um vereador?", "O que é necessário para ser Presidente da Câmara Municipal?", "Qual conhecimento é necessário para ser Vereador e Presidente?", "Como são criadas as leis?" e "Quando uma lei não é cumprida, o que acontece?". Os questionamentos foram prontamente respondidos pelos vereadores presentes, que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre o papel fundamental do legislativo municipal.

Além dos vereadores, o Procurador Geral da Câmara também participou ativamente da interação, esclarecendo dúvidas sobre aspectos legais e jurídicos relacionados ao processo legislativo. A visita proporcionou aos alunos uma compreensão mais profunda do funcionamento da democracia local e incentivou o interesse pelo papel dos representantes eleitos.

A Câmara Municipal de Campo Belo reforça seu compromisso com a educação cívica e destaca que outras escolas podem entrar em contato para agendar visitas e obter mais informações sobre as atividades educacionais oferecidas. A secretaria da Casa Legislativa funciona de segunda à quinta de 12:00 às 18:00 e às sextas de 12:00 às 17:00.

A participação ativa da comunidade escolar fortalece a democracia local, promovendo o entendimento e a participação dos cidadãos nos processos políticos.