16 ABR 2024
IMPOSTO DE RENDA 2024
Com o início do prazo em 15 de março deste ano, os contribuintes têm até o dia 31 de maio para realizar a declaração do Imposto de Renda referente ao ano-calendário de 2023. É obrigatória a entrega da declaração para quem recebeu rendimentos tributáveis cuja soma ultrapassou R$ 30.639,90 no período.
Um ponto importante a ser destacado é que o prazo não será estendido, portanto, os contribuintes devem ficar atentos para não deixar para a última hora.
A restituição do imposto será realizada em cinco lotes, distribuídos entre maio e setembro, de acordo com o seguinte calendário:
  • Primeiro lote: 31 de maio
  • Segundo lote: 28 de junho
  • Terceiro lote: 31 de julho
  • Quarto lote: 30 de agosto
  • Quinto e último lote: 30 de setembro
Aqueles que entregarem a declaração mais cedo terão prioridade no recebimento da restituição.
É importante que os contribuintes reúnam todos os documentos necessários com antecedência para evitar contratempos e possíveis erros na declaração. O não cumprimento das obrigações fiscais pode acarretar em multas e outras penalidades.
Para mais informações sobre como realizar a declaração do Imposto de Renda, os contribuintes podem acessar o site oficial da Receita Federal ou buscar auxílio junto a profissionais da área contábil.